Contra Todas as Probabilidades do Amor

Sinopse: “Sejam bem-vindos ao acampamento Pádua. Um retiro de verão para adolescentes problemáticos. Mas não se tratam de problemas comuns, como não querer estudar, mentir ou colar na prova. Não! Estamos falando de problemas reais. Alguns deles tão grandes, tão sérios, que até um adulto desmoronaria sob o peso deles. No acampamento, Zander, uma garota enviada pelos pais contra a sua vontade, encontra uma série de adolescentes na mesma situação, e com três deles ela estabelece uma relação de amizade — Grover, Alex e Cassie. Todos os quatro são tão diferentes quanto as pessoas podem ser, mas têm algo em comum — eles estão quebrados por dentro. Em meio às sessões de grupo e, à medida em que o verão dá as caras, os quatro revelam seus trágicos segredos. Zander encontra-se atraída pelos encantos de Grover, e então começa a se perguntar, depois de muito tempo, se pode apostar em ser feliz novamente. Mas, antes, ela precisa lidar abertamente com seus problemas, para poder juntar seus pedaços e reconstruir sua vida. Você pode pensar que se trata de uma história triste. E há partes duras sim, mas, Rebekah Crane consegue mostrar como na dificuldade podemos encontrar uma saída. Isso é uma das coisas que faz o livro completamente encantador, divertido e doce, capaz de deixar em você um grande sorriso no rosto.

Título: Contra Todas as Probabilidades do Amor
Autor: Rebekah Crane
Ano: 2018
Editora: Faro Editorial
Número de páginas: 240
CompreSaraivaAmazon

Crítica: Olá Marujos, hoje é dia de livro FOFO, mas daqueles bem Fofos mesmo! Contra todas as Probabilidades do Amor foi um livro cedido pela nossa editora parceira Faro Editorial, que apesar de não ser o meu estilo de livro, me conquistou do início ao fim.




Bom, no início da nossa história vemos Zander, nossa personagem principal, indo para um acampamento de verão. Uma escolha que seus pais fizeram, por algum motivos que não sabemos qual, pois esse acampamento não é comum, e sim um recanto para adolescentes com problemas.

Vemos ela conhecendo cada pessoa que também está nesse acampamento por motivos variados, bulimia, mentiras, auto mutilação, esquizofrenia e etc. O que não sabemos é o que Zander tem, cheguei a imaginar diversos motivos, pois o que parece de início é que seus pais são autoritários e não a aceitam como é. Mas aos poucos vamos conhecendo mais de nossa personagem e a história complicada que ela viveu.

O acampamento segue com tarefas diárias para que seus participantes encontrem as seis qualidades essenciais que são elas: Conhecer a si mesmo, Trabalho em equipe, Lealdade, Coragem, Perseverança e Esperança.

Zander acaba arrumando uma turminha muito fofa composta por Cassie, Grover e Bek. Mas Cassie sabe ser detestável, e acaba que a história de conhecer-se gira em torno de como lidar com Cassie, como fazer para Cassie se sentir bem, o que será que Cassie vai achar, será que a Cassie vai dar mais um showzinho, mas a Cassie... a Cassie, a Cassie... PARA CASSIE, PARA!!!

Juro que fiquei com vontade de gritar isso quase o livro todo, vemos pessoas passando por cima de tudo por ela, porque ela teve uma vida triste, porque a história dela é a pior daqui, porque ela foi maltratada, porque nunca ninguém pensou nela. Mas vendo os diversos motivos, entendo porque as pessoas desistem dela, ela é possessiva, suga tudo ao redor e aproveita da sua situação para achar que tem direito de fazer tudo que quer.

Zander é tão boazinha que chega a da dó dela na mão de Cassie, da vontade de falar “ZANDER reage”, e quando a mesma reage e faz alguma coisa por ela, a danada da menina toma uma atitude muito complicada, e lá vai Zander mais uma vez cuidar dela.

Não acho que nossa protagonista foi errada, muito pelo contrário, ela com um coração de ouro foi linda em todas as atitudes, e se descobriu, cresceu e amadureceu. Mas o que precisamos é de alguém que fosse dura com Zander, e não alguém que faça suas vontades.

Falo que o livro é muito bom, pois me tirou da minha zona de conforto, realmente tive emoções intensas com ele (mesmo que seja raiva da menina) e me apaixonei pelos outros personagens. Quanto ao final, já imaginei que iria acontecer bem no meio da história, típico sessão da tarde, FOFO, mas Utópico.

Um livro que realmente mexeu comigo e recomendo.

Bjus, até a próxima.